História

A origem da Obra Social da Sagrada Família

A Obra Social da Sagrada Família nasceu da fusão de três instituições: Centro Social Paroquial “Maris Stella” da Guia, Centro Paroquial de Solidariedade Social de Mata Mourisca e Centro Social e Paroquial da Ilha!

Face à necessidade de sustentabilidade das instituições, às dificuldades com que se deparam actualmente para dar resposta às reais necessidades da população idosa e atendendo ao facto de estarem implantadas num raio de 5 quilómetros umas das outras (na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca), e sendo o Presidente comum às três, pensou-se na sua fusão.

Foram consultadas as Entidades competentes, e o projeto teve um parecer favorável.

A fusão das instituições foi efectuada no dia 06 de Julho de 2020.

A origem do logotipo da OSSF

O Centro Social Paroquial da Ilha, Obra Social da Sagrada Família tem um Logotipo que pretende ser a imagem gráfica da nossa Instituição.

Este logotipo nasce da Fusão das nossas três Instituições, Centro Paroquial de Solidariedade Social da Mata Mourisca e do Maris Stella extintos e serviços integrados no Centro Social Paroquial da Ilha que prevaleceu juridicamente.

A escolha do Centro Social Paroquial da Ilha como Sede resultante da Fusão, justifica-se pelo facto de ser a maior, com mais utentes e ter também a resposta Social de ERPI e de CRECHE que as outras duas instituições extintas não tinham…

Para encontrar uma forma que desse visibilidade à Fusão colocámos um nome que fosse consensual ao nível social onde nos encontramos a realizar a nossa Ação Social.

Existimos na nossa União de Freguesias, Guia, Ilha e Mata Mourisca onde exercemos a maior parte dos serviços em cada resposta Social… Não podemos esquecer a vertente religiosa que está no alicerce desta IPSS e por isso é necessário dar o devido enquadramento Católico à Instituição.

O Logotipo pretende representar a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José. Fomos ao encontro dos padroeiros de cada Paróquia; a Paróquia Ilha tem como Padroeiro, São José; a Paróquia da Guia tem como Padroeira Nossa Senhora e a Paróquia da Mata Mourisca tem como Padroeiro o Sagrado Coração de Jesus.

A Mão que está presente pretende representar o Poder de Deus Pai que segura e protege a nossa IPSS na sua Ação Social em cada Paróquia…

O mesmo logotipo também representa a nossa Unidade Pastoral composta por estas paróquias e assim esta dimensão da Igreja Católica e esta união sai ainda mais reforçada.

Objetivos

Receber, apoiar e garantir os Direitos e necessidades dos clientes e comunidade envolvente de forma integral e personalizada;

Proporcionar uma melhoria das condições e qualidade de vida aos clientes através da prestação de serviços que lhes garanta uma maior autonomia, prevenindo eventuais situações de risco e proporcionar um envelhecimento/desenvolvimento saudável em meio adequado;

Garantir às famílias maior segurança no Bem-Estar físico e psicossocial dos clientes

Âmbito Geográfico

União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca e limítrofes, sempre que se justificar.

Público Alvo

População Idosa (>/= 65 anos);
Crianças dos 4 aos 36 meses.

O Centro Social e Paroquial da Ilha – Obra Social da Sagrada Família tem capacidade para:

42 Crianças em Creche.
55 utentes em Centro de Dia.
60 utentes em Serviço de Apoio Domiciliário.
64 utentes em ERPI.
22 refeições em Cantina Social.