ERPI
ERPI
O Centro Social Paroquial da Ilha na ERPI assegura a prestação dos seguintes serviços, incluídos na mensalidade:
- Alojamento;
- Vigilância e apoio 24 horas por dia, durante a sua permanência no lar;
- Alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e reforço alimentar ao deitar);
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Lavagem e tratamento de roupas, pessoal e de camas;
- Cuidados de limpeza e arrumação dos espaços físicos;
- Atividades de animação, convívio, ocupação e lazer que favoreçam a situação do cliente;
- Apoio / acompanhamento psicossocial;
- Cuidados médicos e de enfermagem, assegurados pelo médico e enfermeiro da instituição e dentro da instituição.
- O Centro Social Paroquial da Ilha pode ainda, desde que haja meios que o permitam, e indisponibilidade ou ausência da família, prestar os seguintes serviços complementares, não incluídos na mensalidade:
- Acompanhamento a cuidados de saúde no exterior, sempre que se justifique;
- Cabeleireiro
- ERPI – Segunda a Domingo (24H)
Inscrição ERPI
Serviços Prestados e Atividades
A ERPI é destinada ao alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras situações de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia, dirigido a pessoas com 65 anos ou mais, ou de idade inferior em condições excecionais, a considerar caso a caso.
1. O Centro Social Paroquial da Ilha na ERPI assegura a prestação dos seguintes serviços, incluídos na mensalidade:
a) Alojamento;
b) Vigilância e apoio 24 horas por dia, durante a sua permanência no lar;
c) Alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e reforço alimentar ao deitar);
d) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
e) Lavagem e tratamento de roupas, pessoal e de camas;
f) Cuidados de limpeza e arrumação dos espaços físicos;
g) Atividades de animação, convívio, ocupação e lazer que favoreçam a situação do cliente;
h) Apoio / acompanhamento psicossocial;
i) Cuidados médicos e de enfermagem, assegurados pelo médico e enfermeiro da instituição e dentro da instituição.
2. O Centro Social Paroquial da Ilha pode ainda, desde que haja meios que o permitam, e indisponibilidade ou ausência da família, prestar os seguintes serviços complementares, não incluídos na mensalidade:
a) Acompanhamento a cuidados de saúde no exterior, sempre que se justifique;
b) Cabeleireiro.
Funcionamento
1. A ERPI não encerra para férias, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.
2. O horário de funcionamento da secretaria é de segunda a sexta feira das 10.00 h às 13.00 h e das 14.00 h às 18.30 h.
3. Atendimento da Diretora Técnica:
a. Segunda – feira – das 10.30h às 12.30h;
b. Quarta – feira – das 10.30h às 12.30h;
c. Sexta – feira – das 10.30h às 12.30h;
Acolhimento De Novos Clientes
O Acolhimento dos novos clientes rege-se pelos seguintes critérios:
1. Gerir, adequar e monitorizar os primeiros serviços prestados ao cliente;
2. Prestar esclarecimentos em caso de necessidade e avaliar as suas reações;
3. Caso existam, elaborar o inventário de bens do cliente através do preenchimento da lista de pertences;
4. Evidenciar a importância da participação das pessoas próximas do cliente nas atividades desenvolvidas;
5. Recordar regras de funcionamento da resposta social em questão, assim como, os direitos e deveres de ambas as partes e as responsabilidades de todos os intervenientes na prestação do serviço;
6. Desenvolver, observar e aprofundar alguns aspetos da Entrevista de Avaliação Diagnóstica, completando ou alterando, sempre que necessário, o conteúdo da Ficha de Avaliação Diagnóstica;
7. Elaborar o relatório final após 30 dias, sobre o processo de integração e adaptação do cliente, que será posteriormente arquivado no seu Processo Individual;
8. Realizar, em caso de inadaptação uma avaliação do programa de acolhimento inicial identificando os indicadores que conduziram à inadaptação e procurar superá-los, estabelecendo, se oportuno, novos objetivos de intervenção. Se a inadaptação persistir deve ser dada ao cliente a possibilidade de rescindir o contrato.
Instalações
1. Esta ERPI está sedeada na Rua da Pré Primária, nº 2, 3105-117 Ilha, e as suas Instalações são compostas por:
a) Armazém
b) Quartos duplos;
c) Quartos individuais (3º piso);
d) Um quarto triplo;
e) Sala de refeições;
f) Cozinha;
g) Ginásio;
h) Lavandaria/Rouparia;
i) Salas de estar;
j) Salas de atividades;
k) Sala de visita;
l) Diversas casas de banho;
m) Cabeleireiro;
n) Um hall de entrada;
o) Gabinete médico;
p) Gabinete de enfermagem;
q) Sala do vigilante;
r) Arrumos;
s) Instalações para o pessoal.
2. Instalações que são comuns a outras Respostas Sociais da Instituição: Instalações reservadas aos clientes:
a) Secretaria;
b) Gabinetes de atendimento técnico;
c) Gabinete médico e de enfermagem;
d) Salas de convívio e de atividades;
e) Instalações sanitárias;
f) Espaço exterior com espaço de lazer.
Instalações reservadas aos colaboradores:
a) Cozinha;
b) Lavandaria/ rouparia;
c) Vestiário;
d) Armazém / despensa;
e) Instalações sanitárias dos colaboradores.